terça-feira, 25 de setembro de 2012

Esboço do Sermão do Missionário Veronilton Paz na Congregação Presbiteriana do Sítio Serrote

TEXTO: I JOÃO 2.18-26
Os anticristos
[18] Filhinhos, esta é a última hora; e, conforme ouvistes que vem o anticristo, já muitos anticristos se têm levantado; por onde conhecemos que é a última hora. [19] Saíram dentre nós, mas não eram dos nossos; porque, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; mas todos eles saíram para que se manifestasse que não são dos nossos. [20] Ora, vós tendes a unção da parte do Santo, e todos tendes conhecimento. [21] Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade. [22] Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse mesmo é o anticristo, esse que nega o Pai e o Filho. [23] Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; aquele que confessa o Filho, tem também o Pai. [24] Portanto, o que desde o princípio ouvistes, permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também vós permanecereis no Filho e no Pai. [25] E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. [26] Estas coisas vos escrevo a respeito daqueles que vos querem enganar.
TEMA: QUEM É A FAVOR OU CONTRARIO A CRISTO?
1.      CARACTERÍSTICAS DE QUEM É CONTRÁRIO A CRISTO. V.18,19,22,23a, 26
1.1   Um dos sinais do fim é a aparição de anticristos. V.18
“Filhinhos, esta é a última hora; e, conforme ouvistes que vem o anticristo, já muitos anticristos se têm levantado; por onde conhecemos que é a última hora”.
1.2   Sai de dentro do cristianismo. V.19
“Saíram dentre nós, mas não eram dos nossos; porque, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; mas todos eles saíram para que se manifestasse que não são dos nossos”.
1.3   Nega verdades essenciais sobre Cristo. V.22,23a
“Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse mesmo é o anticristo, esse que nega o Pai e o Filho. Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai [...]”.
1.4   É um enganador. V.26
“Estas coisas vos escrevo a respeito daqueles que vos querem enganar”.
2.      CARACTERÍSTICAS DE QUEM A FAVOR DE CRISTO. V. 20, 21,23b,24,25
2.1   Possui a unção de Deus. V.20a
“Ora, vós tendes a unção da parte do Santo [...]”.
2.2   Possui o conhecimento da verdade. V.20b-21
“[...] e todos tendes conhecimento. Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade”.
2.3   Confessa o Filho de Deus. V.23b
“[...] aquele que confessa o Filho, tem também o Pai”.
2.4   Permanece no ensino do evangelho. V.24
“Portanto, o que desde o princípio ouvistes, permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também vós permanecereis no Filho e no Pai”.
2.5   Recebe a promessa da vida eterna. V.25
“E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna”.
CONCLUSÃO:
Qual a nossa posição a favor ou contrário a Cristo? Nossas obras demonstram o que dizemos?

APLICAÇÃO:
 
Hino: O Verdadeiro Cristão
 
Desafio: Mudança de vida
 
Oração: Mudança de vida nos salvos e salvação dos que caminham perdidos.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Sermão do Missionário Veronilton Paz na Igreja Mãe (23/09/2012)

 
TEXTO: LUCAS 19.1-10
Zaqueu, o publicano.   
1 Tendo Jesus entrado em Jericó, ia atravessando a cidade.
2 Havia ali um homem chamado Zaqueu, o qual era chefe de publicanos e era rico.
3 Este procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, porque era de pequena estatura.
4 E correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque havia de passar por ali.
5 Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa; porque importa que eu fique hoje em tua casa.
6 Desceu, pois, a toda a pressa, e o recebeu com alegria.
7 Ao verem isso, todos murmuravam, dizendo: Entrou para ser hóspede de um homem pecador.
8 Zaqueu, porém, levantando-se, disse ao Senhor: Eis aqui, Senhor, dou aos pobres metade dos meus bens; e se em alguma coisa tenho defraudado alguém, eu lho restituo quadruplicado.
9 Disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, porquanto também este é filho de Abraão.
10 Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.
 
EXÓRDIO:
          O teólogo Santo Agostinho dizia que o homem tinha “um vazio do tamanho de Deus, sendo assim só Deus pode preencher esse vazio”, ainda relatou que o homem foi criado para viver em Deus e descansar Nele, devido a isto anda por vários lugares como bares, bordéis, em busca de satisfação, mas só descansará quando estiver em Deus. Agostinho foi um homem devasso, sua mãe Mônica orava dia e noite pela conversão do seu filho, um dia ele finalmente encontrou-se com a graça de Cristo, indo por um caminho encontrou uma das mulheres com que fazia noitadas, ele disse: - Agostinho eu estou aqui; Agostinho replicou: Você está aí e eu não estou aqui, pois já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. Já tivemos de verdade este encontro com Jesus?
 
NARRAÇÃO:
          Este texto foi escrito por Lucas, o médico amado, o livro é fruto de uma pesquisa encomendada por um cristão chamado Teófilo, na qual ele faz uma narrativa ordenada da vida de Jesus, seus ensinos e seu sacrifício remidor em favor do pecador, neste texto como em outros, Jesus combate o legalismo farisaico e demonstra sua missão que é reconciliar o homem com Deus, segundo o historiador judeu Flávio Josefo o personagem deste episódio é um homem chamado Zaquel que era odiado pelos judeus por ser um judeu cobrador de impostos, retirando os impostos do seu povo e levando para o império romano, ele como todos os outros publicanos tinham um mau costume de cobrar mais do que o devido, o que cobravam a mais ficava para eles, ainda eles tinham uma repulsa terrível pelos pobres porque não podiam pagar impostos e porque estes pediam esmolas. Jesus neste texto apresenta uma procura que o homem faz em busca de Deus desde a queda no Éden, pois se afastou de Deus e tenta retornar da forma errada por outros meios, quando o único meio é Cristo. Baseado nisto quero falar sobre o assunto sugerido baseado no tema abaixo:
 
TEMA: A GRANDE NECESSIDADE DO HOMEM: O ENCONTRO COM DEUS
 
1.      O HOMEM ESTÁ À PROCURA DE DEUS DE MUITAS MANEIRAS. V.1-4
 
1.1 Busca no Status Social. V.1,2a
“Tendo Jesus entrado em Jericó, ia atravessando a cidade. Havia ali um homem chamado Zaqueu, o qual era chefe de publicanos...”.
 
          Muitas pessoas tentam satisfazer o vazio da alma no status social, muitas quem ver um ator, jogador de futebol, político famoso sempre sorridente, não sabe que ele vive uma vida triste no seu intimo. O Rev. Caio Fábio disse que muitos personagens famosos o procuram para derramar-se e dizer de suas angustias, incertezas, pavores da solidão, porque o Status social não traz felicidade para a alma do homem, somente Jesus satisfaz a alma. Conta-se uma história de um homem que chegou numa mercearia e perguntou ao merceeiro onde ele poderia encontrar um lugar para ter alegria, responderam que fosse no jogo de futebol, a resposta foi que assistia todos os dias, outra vez disseram que fosse no bar e enchesse a cara, a resposta dele foi que fazia isso todos os dias e depois o vazio era maior, disseram vá no bordel, a resposta foi que havia ido e depois de uma noitada com aquelas mulheres ficava pior sua tristeza, foi sugerido que fosse ao circo, lá tinha um palhaço que fazia todo mundo rir, ele transmitia sempre alegria; o homem respirou fundo e disse em soluços “eu sou o palhaço daquele circo”. Aquele palhaço fazia os outros rir, mas sua vida era uma tristeza só, somente Jesus pode trazer satisfação, paz para tua alma. “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou [...]” (João 14.26). Os fariseus confiavam no seu status religioso de serem descendentes de Abraão, mas Jesus deixou bem claro que o simples fato de ser descendente de Abraão não era garantia de uma vida com Deus, pois muitos publicanos, meretrizes, aleijados estavam crendo em Jesus e aqueles homens secos não criam em Cristo, tem muito doutor que não entende nada das coisas de Deus, mas muitos analfabetos que entendem das coisas de Deus, pois Deus escolheu as coisas pequenas, fracas, medíocres deste mundo para confundir as grandes. Alguém conversando comigo falou dos seus títulos de mestrado, doutorado, sua posição social, chefe da igreja tal, eu disse que só falou ele dizer que era crente, pensou tanto nos títulos e esqueceu o mais importante titulo que é servo de Deus. Jesus disse aos seus discípulos que o mundo tem seus governantes, dirigentes que os dominam, mas no reino de Deus o maior é o menor, o líder é o que serve (), mas o homem está aí em busca de status como se isso trouxesse felicidade plena, mas a felicidade encontra-se em Jesus e servir a Ele é o maior dos status que alguém pode ter. Disse o Rev. José Clóvis que a maior felicidade que tem é quando é chamado servo de Deus, a igreja perseguida nos paises mulçumanos tem resistido de maneira corajoso às ameaças para não falem mais sobre Jesus, mesmo correndo o risco de não voltar vivo para casa, o irmão André fundador da Missão Portas Abertas ficou conhecido como “O Contrabandista de Deus”, pois preso por contrabando na Coréia do Sul na época do comunismo fechado, mas o material do seu contrabando eram Bíblias que levava e doava a pessoas, hoje a Coréia do Sul tem grande parte da população evangélica, destes a maioria são presbiterianos, a maior igreja da Coréia do Sul, mas tudo começou com um “contrabandista” de Bíblias para doação e a semente germinou, ele não se preocupou com seu status naquele país, mas pregou o evangelho de Cristo. 
 
1.2 Busca nas riquezas. V.2b
Havia ali um homem chamado Zaqueu [...] e era rico”.
 
          Zaqueu era rico, mas sua riqueza não lhe deu satisfação, porque Deus colocou a eternidade no coração do homem (), sendo assim só uma riqueza eterna pode satisfazê-lo. Tem um poema do poeta evangélico João Luiz que trata deste assunto, exposto abaixo:
 
Para Deus não tem pobre nem barão
Para Ele diferença ninguém faz
Para Deus todos nós somos iguais
Com respeito a eterna salvação
Pode ser o juiz ou o capitão
O prefeito ou ou o gari da prefeitura
Quem possui um anel de formatura
Tem o mesmo valor do sapateiro
Do que vale ganhar o mundo inteiro
Sem levar um real para sepultura
 
Quem não lembra dos mamonas assassinas
Que possuíam um sonho sem igual
De fazerem um show em Portugal
Atraindo rapazes e meninas
De Brasília cortaram o céu de Minas
Em São Paulo perderam-se na altura
Barrearam na montanha tão escura
E o jato se desmanchou ligeiro
Do que vale ganhar o mundo inteiro
Sem levar um real pra sepultura
 
Paulo César Farias onde está?
Ele pensou construir grande castelo
Na campanha de seu Collor de Melo
Ganhou muito dinheiro irregular
O PC só pensou em ajuntar
E viver atolado na fartura
Mas, morreu mergulhado na loucura
Deixando a fama, o orgulho e o dinheiro
Do que vale ganhar o mundo inteiro
Sem levar um real pra sepultura
 
Seu Tancredo foi prestar reverencia
Ao Papa sonhando muito alto
Não chegou nem na rampa do Planalto
Pra poder assumir a presidência
A família lhe deu toda assistência
Com bons médicos, remédio e cobertura
Mas a morte acabou com a aventura
Deste ex-presidente brasileiro
Do que vale ganhar o mundo inteiro
Sem levar um real para sepultura
 
No Brasil temos grandes empresários
Como Antonio Hermínio de Morais
Um Roberto Marinho e outros mais
Silvio Santos dispensa comentários
Confiando nos seus altos salários
Se afogam na onda da loucura
Mas, quem é uma nova criatura
Não se prende a ganância do dinheiro
Do que vale ganhar o mundo inteiro
Sem levar um real para sepultura
 
É mais fácil um camelo atravessar
Numa janela apertada chamada agulha
Do que o rico avarento que se orgulha
Ter a crença em Jesus e se salvar
Disse Cristo e escrito ainda está
Confiar na riqueza é uma loucura
Quem é filho de Deus não se mistura
Com o rico avarento e justiceiro
Do que vale ganhar o mundo inteiro
Sem levar um real para sepultura
 
Eu não tenho riqueza acumulada
Neste mundo de dor e de vangloria
Mas no reino eterno lá na glória
Minha herança com Cristo está guardada
Quem aqui não tem Deus não possui nada
Que a riqueza na terra é insegura
E a mensagem feliz da Escritura
Mostra um Cristo fiel e verdadeiro
Do que vale ganhar o mundo inteiro
Sem levar um real para sepultura
 
          Esta poesia demonstra a insegurança e efemeridade das riquezas, o próprio Jesus alertou que as riquezas aqui da terra são inseguras e passageiras, mas as do céu são seguras, eternas e nelas deve descansar nosso coração (Mateus 6.19-21). Existem muitas pessoas que ainda não entenderam isso, quando vão escolher alguém para casar, querem logo saber o salário da pessoa, antes de tudo deveria buscar saber se a pessoa é de fato um servo de Deus, mas a contaminação com as coisas deste mundo impedem as pessoas de ver isso. Na revelação do Apocalipse Jesus falando para uma igreja extremamente pobre em Esmirna, devido a perseguição do império romano que confiscava os bens dos crentes por não negarem a fé em Cristo, disse: “Eu conheço a tua pobreza (mas para mim tu és rica). Falando para outra igreja rica e abastada em Laodicéia, a repreendeu dizendo: “Dizes estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma e não sabes que és miserável, infeliz, pobre, cego e nu, esta igreja não fazia diferença nenhuma na vida da cidade onde ela estava, era pobre em consagração, santidade, amor. Seja rico de boas obras, fé, amor, consagração a Cristo, não queira viver uma vida pobre da presença de Cristo. A maior riqueza que podemos ter é a presença de Cristo como diz a canção antiga: “Jesus vale mais que ouro para mim/Pois sua graça me encheu de amor sem fim/Jesus vale mais que ouro para mim. Zaquel era rico materialmente, mas só ficou rico de verdade quando teve um encontro com Jesus. Como diz o cantor Jair Pires com relação a um rico fazendeiro que encontrou-se com Jesus, “O homem rico só ficou rico/ de verdade quando encontrou Jesus. Jesus é o maior tesouro que nós podemos ter. ALELUIA!!!!
 
1.3 Muitas Pessoas o Impedem de Chegar a Deus. V.3
“Este procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, porque era de pequena estatura”.
 
          Nesta passagem uma grande multidão o impedia de ver Jesus, nós talvez não sejamos de pequena estatura como Zaquel, mas muitas vezes muitas pessoas tentam nos impedir de conhecer Jesus, como por exemplo:
1.      Os parentes incrédulos que tentam nos impedir de seguir a fé em Cristo, agredindo, ameaçando, chorando.
2.      Os falsos amigos que ficam nos convidando para voltarmos a velha vida (Salmo 1.1).
3.      Os falsos crentes com falsos ensinos que tentam levar pessoas a seguir suas heresias, como a teologia da prosperidade (todo crente tem que ser rico e saudável), é uma teologia totalmente humana baseada na filosofia oriental de Kenyon e propagada por Keneth Hagin e Benny Him, ensinam que a vitória está dentro do homem, tem sabor de mel e mesmo que o crente ou pastor estiver errado quem falar contra seu erro, Deus manda uma praga sobre sua vida, a doença é resultado de pecado ou macumba, feiche ou urucubaca, a Bíblia diz que o servo de Deus passa por momentos de dor como no caso de Jó; teologia da libertação (todo mundo tem que ser pobre), ou seja, Jesus veio salvar os pobres, a Bíblia Deus salvando pobres e ricos; liberalismo teológico (Ensina que o Jesus histórico é um e o dos milagres é outro); relativismo (não há verdade absoluta), ainda as igrejas que querem voltar as praticas judaizantes de levar a arca, acender o fogo do candelabro, quando todas as leis cerimoniais e ritruais foram substituídas pelo sacrifício de Cristo feito de uma vez por todas, ainda há aquelas que confundem doutrinas com os usos e costumes, por exemplo: Mulher usar calça comprida é pecado porque calca é roupa de homem usando Deut. 22.5, mas na época roupa de homem era vestido e não calça, Jesus usou vestido, João Batista usou vestido, é doutrina de homem sem base na Bíblia, assistir copa do mundo é pecado porque Deus disse não ameis o mundo em I João 2.15, mas mundo tem vários significados desde grande quantidade de pessoas, planeta terra, nações habitadas e sistema de oposição a Deus, quantas pessoas foram excluídas de igrejas por causa de uma televisão, corte de cabelo, futebol, jóias, por falsas interpretações, textos sem contexto e falsas revelações como a que certo pastor que disse em certa igreja que tinha um rapaz em pecado porque estava dormindo de cueca, já virou uma regra da igreja, ou seja, era pecado dormir de cueca, pois foi Deus que revelou, disse o grande reformador Martinho Lutero: “Deus não me fala por anjos, nem por sonhos, ou revelações extra-escritas, mas somente fala-me pela sua Palavra, eu me tornei escravo desta Palavra e quero obedecê-la”. São muitas as pessoas que tentam afastar-nos do evangelho da graça, mas se vier até mesmo um anjo do céu e pregar outro evangelho diferente do que está escrito seja amaldiçoado (Gálatas 1.8) como disse o Pb. Alexandre “chuta que é laço”!!!!
 
1.4 Busca Chegar a Deus por seus Próprios Méritos. V.4
“E correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque havia de passar por ali”.
 
          O ser humano no seu orgulhoso coração tenta sempre ter méritos na salvação, daí que desde a queda sempre o homem tentando chegar-se a Deus por seus próprios esforços como na Torre de Babel; nas orações dos fariseus para serem visto pelos homens, no legalismo farisaico que tentava apresentar para as pessoas sua “bondade”, “perfeição em detrimento dos outros, como no caso da parábola do fariseu e publicano que subiram ao templo para orar.
          Nós só buscamos a Deus porque Ele nos ressuscitou quando estávamos mortos em pecado (Efésios 2.1); Abriu nosso coração para crê Nele (Atos 16.14-16); concede o arrependimento para vida para que assim nós pudéssemos chegar ao arrependimento (); ainda nos predestinou para que fossemos santos e irrepreensíveis, nos escolheu desde o principio para a salvação e completará a boa obra que começou em nós até o dia de Cristo Jesus. Assim sendo todos os méritos da salvação são de Deus, a salvação é monergística, mono = uma, única, ergistica = ação, energia. Ao Senhor pertence a salvação (Jonas 2.9). A salvação é um presente no grego Káris, o pecador só precisa recebê-la, ninguém é salvo por obras (Efésios 2.9), mas o salvo pratica boas obras (Efésios 2.10), porque as obras não salvam, mas elas feitas em Cristo evidenciam nossa salvação.  
                                                                                          
2. JESUS CONVIDA O PECADOR PARA SEGUÍ-LO. V.5-7
 
2.1 O Seu Convite é Urgente. V.5
“Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa; porque importa que eu fique hoje em tua casa”.
 
          Jesus tem pressa em que seu convite seja aceito, Ele podia ter dito apenas que iria para sua casa, mas acrescentou “desce depressa”. Esta expressão é enfática, pois demonstra a urgência que precisamos ter para servir a Deus e a pressa que ele deseja que nós atendamos ao seu convite, se Deus ordenou a você fazer sua obra não se esconda, não se omita, não espere para ser dizimista quando tiver um salário melhor, pois quem é fiel no pouco será no muito e quem for infiel no pouco será no muito, se Deus tem um chamado missionário para você comece agora no seu bairro com seus amigos, colegas de trabalho, “Se você quer ir evangelizar a Bolívia comece evangelizando dona Olívia”. Tenha pressa em fazer a vontade de Deus, tenha pressa em servir ao Senhor, meus irmãos quando vejo nossa mocidade hoje fico preocupado, pois na minha época de mocidade, nós evangelizamos praticamente Monteiro inteiro, hoje quando se marca um evangelismo, a maioria dos jovens desaparecem. Eu disse a um irmão que seria bom marcar uma viagem para Tabira, mas para evangelizar para ver quantos iriam. Nós corremos atrás dos nossos negócios e não reservamos tempo para as coisas de Deus porque não temos pressa em servir ao Senhor. Com o mesmo entusiasmo que você levanta uma bandeira em uma carreata, que vai a um show gospel ou a um lazer disponha-se em servir ao Senhor. O único que não devemos nos apressar é em sair da presença do Senhor.
 
2.2 O Seu Convite Traz Alegria. V.6
“Desceu, pois, a toda a pressa, e o recebeu com alegria”.
 
          O evangelho de Cristo é o evangelho da alegria, não é a alegria circunstancial e passageira, mas que mesmo nos momentos tristes, a alegria do Senhor nos conforta. Quando Jesus entra na vida de alguém traz alegria completa, mesmo nas noites mais escuras da alma Jesus está ali para nos alegrar. Paulo disse a igreja de Filipos “alegrai-vos no Senhor e outra vez vos digo alegrai-vos”, neste período quando ele escreveu esta carta ele estava preso, levando 39 chicotadas por dia, passou por naufrágios, escassez de alimentos, frio, noites sem dormir, ele tinha tudo para dizer orem por mim. Coitado de mim, pobre de mim, amaldiçoado de mim”, mas Paulo disse “alegrai-vos no Senhor”. O evangelho na vida de Zaqueu trouxe alegria, só sabe a alegria que tem no coração quem entrega sua vida a Cristo aquele que já experimentou como diz o belo hino: “Oh que dia feliz/ O dia que me converti. Ainda outra canção antiga fala da alegria que existe no cristão com a letra: Não pode ser triste o coração que ama a Cristo/Não pode ser triste o coração que ama a Deus/ Por isso eu canto gloria e Aleluia/ Não pode ser triste o coração que ama a Deus. Quando eu conheci a Cristo, sai doido para encontrar alguém para dizer da minha alegria em ter Jesus e ao chegar na minha casa disse a minha mãe que agora eu era crente, ela disse “terminou de enlouquecer”, mas falei que eu a ela que se eu soubesse que ser louco era tão bom já tinha sido a mais tempo. A alegria de servir a Jesus é algo que ultrapassa nosso entendimento, já vi alguém dizendo que todo crente é doido, pois só mostrando o quarador, pode fazer sol ou chuva. Onde Cristo chega a alegria reina. 
   
2.3 O Seu Convite Gracioso Incomoda os Religiosos Cegos. V.7
“Ao verem isso, todos murmuravam, dizendo: Entrou para ser hóspede de um homem pecador”.
 
          Muitas pessoas preferem ver as pessoas no pecado do que servindo a Deus, é só observar quando alguém que vivia uma vida de devassidão, roubo, mentira, prostituição, trambicagem, se converte a Cristo que começam as críticas fez isso, aquilo outro, assim e assado e agora diz que está salvo. Eu determinada vez perguntei a uma religiosa que disse não acreditar que Deus perdoasse assim fácil uma pessoa que viveu uma vida de pecado, eu perguntei se ela tivesse um filho que vivesse dando trabalho, indo por caminhos errados, se ela gostaria que ele mudasse de vida ou continuasse na mesma vida, ela disse que gostaria que ele mudasse. Eu completei dizendo que se ela que é pecadora quer que seu filho saindo do caminho errado, imagine Deus que é perfeito se iria deixar seu filho na perdição. Mas, muitos preferem ver o outro se acabando no pecado do que servindo a Deus.
 
3. CRISTO TRANSFORMA O PECADOR. V.8
 
3.1 O Pecador se Arrepende. V.8
“Zaqueu, porém, levantando-se, disse ao Senhor: Eis aqui, Senhor, dou aos pobres metade dos meus bens; e se em alguma coisa tenho defraudado alguém, eu lho restituo quadruplicado”.
 
          O arrependimento é a porta de entrada no reino de Deus, o pecado precisa se arrepender dos seus pecados. Arrependimento é uma tristeza causada por Deus em nosso coração pelo nosso pecado, esta tristeza nos faz voltar atrás semelhante o filho pródigo e voltar-nos para Deus, reconhecendo nosso pecado e mudando nossas atitudes, vivendo para Deus. O remorso é um sentimento humano, uma tristeza segundo o mundo e não segundo Deus, não leva a uma mudança, mas a um mascaramento do pecado. Eu terminei de uma obra intitulada “O Crime do Padre Amaro” do escritor português Eça de Queirós, no qual há um envolvimento amoroso entre Amaro e uma jovem chamada Amélia, o namorado dela desconfia e coloca uma nota anônima em um jornal local, ela ficou envergonhada e passou alguns dias afastada do Padre, mas foi uma combinação dos dois até encontrar um lugar mais seguro para os encontros, ou seja, ela teve remorsos e continuou com o erro. Quando alguém se arrepende rompe com o pecado e volta-se para Deus
  
3.2 Seu Arrependimento não é apenas teórico, mas prático. V.8
“Zaqueu [...] disse ao Senhor: [...] resolvo dar aos pobres metade dos meus bens; e se em alguma coisa tenho defraudado alguém, eu lho restituo quadruplicado”.
 
          O arrependimento é algo de dentro para fora, ele começa no coração e nos leva a ter ações ou frutos dignos de arrependimento, como está na Bíblia. Muitos passam 03 dias bebendo, com sensualidade, imoralidade e no quarto dia coloca cinza na testa achando que isto agrada a Deus, eu nunca vi madeira queimada tirar pecado quem nos purifica de todo pecado é Jesus (I João 1.7, 9). Muitos brincam de ser cristãos, participam de uma igreja, mas sua vida não muda em nada, dizem terem se arrependido e suas ações não mudam, continuam mentindo, enganando e vivendo uma vida espiritual rasa, pois seu arrependimento é teórico, apenas palavras, mas não existe uma prática de vida. Zaquel provou que seu arrependimento era verdadeiro quando ele decidiu mudar suas ações:
1. Ajudando os pobres, que antes eram desprezados por ele.
2. Reconhecendo seu erro ao cobrar mais do que o devido, retribuindo quadruplicado, a lei dizia que o que roubasse deveria retribuir o montante mais um quinto, ele pagou mais do que a lei exigia.
Arrependimento não é dizer “eu me arrependo”, mas mudar suas atitudes para melhor.
 
4. CRISTO TRAZ SALVAÇÃO AO PECADOR ARREPENDIDO. V.9,10
 
4.1 A salvação de Cristo é para o dia que se chama hoje. V.9
“Disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, porquanto também este é filho de Abraão”.
 
          O Senhor nos convida para a salvação no presente, dizendo todo o que crê em mim tem a vida eterna. Na hora em que alguém crê em Jesus já recebe a vida eterna, ainda diz a Escritura que hoje é o dia da salvação, não deixe para amanhã algo que você pode fazer agora, Jesus um dia voltará para buscar os que se entregam a ele agora, não para aqueles que ficam protelando esta data. Eu preguei o evangelho para uma jovem e ela disse que estava esperando Jesus tocar no seu coração para ela se converter, eu disse que só se Jesus derrubasse ela, pois já tinha tocado e ela estava com o coração endurecido, buscando desculpas esfarrapadas para não servir a Deus. Jesus morreu por nós para nós termos certeza de salvação, então se alguém diz que não tem certeza de sua salvação, então sua fé em Cristo é pouca ou nenhuma. A salvação não é para esperar para depois da morte, ela nos é presenteada hoje. ALELUIA!!!!!
 
4.2 A salvação de Cristo é para o que se acha perdido. V.10
“Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”.
 
          A salvação não é para pecadores arrogantes que se acham “por cima da carne seca”, que acreditam que não necessitam de Deus, ou que se julgam merecedores da salvação. Os fariseus se achavam justos, impecáveis por isso eles reclamavam de Jesus quando comia na casa de pessoas que eles julgavam um pecador, uma vez que eles não se julgavam pecadores, Cristo foi irônico com eles ao afirmar que veio buscar e salvar o que se havia perdido, porque eles achavam-se tão importantes que diziam que sendo Abraão amigo de Deus, eles como seus filhos já estavam purificados, Jesus deixou bem claro que Zaqueu mesmo sendo filho de Abraão só veio salvação na sua casa quando ele creu NELE. Se você está perdido Jesus veio buscar todos os que estão perdidos, como fez com a ovelha perdida que a procurou até encontrar. Ele veio salvar as ovelhas perdidas, se estás distante do Senhor, Ele te convida a uma intimidade com Ele, receba-o como seu único Senhor e Salvador e terás a salvação em tua vida.
 
CONCLUSÃO:
          Vimos nesta mensagem que o homem tem uma grande necessidade que é encontra-se com Cristo, vimos que ele procura cristo de várias maneiras; ainda explanamos que Cristo convida o pecador para o servir; que Ele transforma o pecador e traz salvação para o pecador arrependido. Já tivemos um encontro com Cristo? Se já tivemos, nossa vida condiz com a pratica de um servo de Cristo? Se alguém ainda não teve este encontro com Cristo, hoje é o dia que você pode receber o maior presente que alguém poderia receber, a vida eterna em Cristo Jesus.
 
APLICAÇÃO:
Música:
Fui transgressor (Oséias de Paula)
Fui transgressor no passado
Distanciado de deus
Como alguém abandonado
Não tendo a graça dos céus
Sonhei com um grande abismo
No qual alguém se perdeu
Que acostumou-se com as trevas ali 
Esse alguém era eu 
Coro (2x)
Vivo alegre e feliz com jesus
A minh’alma só vive a cantar
Minha vida não é mais aquela
Porque cristo
Entrou no meu lar

Fui trabalhar para o mestre
O meu salário pagou
Este na vida terrestre
O meu pão multiplicou
Este amigo eu não troco
Por outro amigo qualquer
Porque além de amigo fiel
Meu salvador ele é
Desafio:
Gostaria de orar por tua vida neste instante, se você já é crente em Jesus, consagre-se mais ao Senhor e tenha uma vida regulada pela Palavra de Deus. Você que não é crente precisa urgentemente entregar tua vida a Cristo para ter vida eterna e uma vida de felicidade e conforto aqui na terra, mesmo nos momentos de sofrimento.
Oração:
Crente: Consagração da vida
Não crentes: Conversão e entrega pessoal a Cristo
 
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS:
GENEBRA, Bíblia de Estudo. Notas de Rodapé de Lucas. 1ªed. Ampliada. Campinas-SP: Editora Cultura Cristã, 2010.
SMITH, Willian. Comentário do Novo Testamento: Lucas. 6ª Ed. Patrocínio-MG: CEIBEL, 1990.
LEMOS, Marcelo. Introdução a Homilética. 1ª Ed. Recife-PE: Editora Olhar Reformado, 2009.
SOUSA, Flávio Nunes de. Introdução ao Novo Testamento. 1ª Ed. Belo Jardim-PE: ITG, 2009.
CRUZ, Luiz Ricardo Monteiro da. Introdução ao Novo Testamento. 1ª ed. Garanhuns-PE: CPO/IBN, 2007.
 
 

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

A ORIGEM DIVINA DO BATISMO INFANTIL

Deus sempre tem tido um povo seu, através dos séculos, desde os tempos de Adão, quando prometeu que uma futura Semente da mulher havia de ferir a cabeça da Serpente. Adão, Sete, Noé e Abraão foram os primeiros destacados representantes do povo de Deus. O povo escolhido, em todos os tempos, constitui a igreja visível, aqui no mundo. E sempre que Deus fazia um pacto com um dos representantes do seu povo, incluía nele os filhos dos fiéis.

Deus fez um pacto de obras com Adão, que foi por este violado, trazendo, destarte, a desgraça para todos os seus filhos e descendentes. O mal, todavia, foi compensado pela promessa de um Salvador. Deus fez outra aliança com Noé, válida igualmente para a sua posteridade, prometendo-lhe não mais destruir os viventes de sobre a face da terra por meio de um novo dilúvio. O arco-íris foi escolhido para ser o sinal visível dessa aliança (Gn. 9:8-17).

No Monte Sinai, Deus fez uma aliança com o seu povo, na qual estavam incluídas as criancinhas. Mais tarde, esse mesmo pacto foi renovado, nas planícies de Moab, quando o povo de Israel estava para entrar na Terra Prometida. Nessa ocasião, Moisés concita o povo a renovar a sua aliança com Jeová, nos seguintes termos: “Guardai as palavras desta aliança, e cumpri-as, para que prospereis em tudo quanto fizerdes. Vós estais hoje todos diante de Jeová, vosso Deus; as vossas cabeças, as vossas tribos, os vossos anciãos e os vossos oficiais, a saber, todos os homens de Israel, os vossos pequeninos, vossas mulheres, e o peregrino que está no meio dos vossos arraiais, desde o rachador de tua lenha até o tirador da tua água” (Dt. 29:9-11). Já se vê, por esta declaração de Moisés, que, na lista dos agraciados pela aliança de Deus com o povo, foram incluídos os pequeninos.

O mais importante dos pactos que Deus fez na antiguidade foi, sem dúvida, aquele firmado com Abraão, o grande pai de todos os que crêem. E as criancinhas têm um lugar proeminente nesse pacto. Ademais, teremos ocasião de ver que esse concerto ainda está em vigor para nós, que somos os filhos espirituais de Abraão.

Eis os termos da aliança de Deus com Abraão: “Estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua semente depois de ti” (Gn. 17:7). Abraão tinha noventa e nove anos quando foi circuncidado (Gn. 17:24) e isto em sinal da sua justificação pela fé, já comprovada antes da sua circuncisão (Rm. 4:11). “Recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé que teve, quando não era circuncidado; para que fosse ele pai de todos os que crêem, ainda que não sejam circuncidados, a fim de que a justiça lhes fosse imputada; e fosse também pai da circuncisão para aqueles que não somente são da circuncisão, mas que também andam nas pisadas da fé que teve nosso pai Abraão antes de ser circuncidado”.

Ismael tinha treze anos, quando foi submetido ao rito da circuncisão (Gn. 17:25). Isaac tinha apenas oito dias de idade, quando foi circuncidado (Gn. 21:4). Para que uma pessoa se tornasse membro da congregação do povo de Deus naquele tempo, era preciso que fosse circuncidada. As mulheres, as filhas, as esposas e todas as crianças do sexo feminino, acompanhavam os pais, os irmãos e os esposos e eram por eles representadas. Todos faziam parte do povo de Deus. O rito de iniciação ou de ingresso na Igreja visível daquele tempo e de toda a Velha Dispensação era a circuncisão, que era geralmente administrada aos meninos de oito dias de idade (Gn. 17:12; Lv. 12:3; Lc. 2:21; Lc. 1:59; Fp. 3:5). Os adultos que vinham de fora uniam-se ao povo de Deus, em virtude da sua própria fé, sendo circuncidados, mas os meninos eram admitidos, pelo mesmo rito, em virtude da fé professada pelos pais.

As passagens acima citadas tornam bem claro que, desde os tempos antigos, Deus determinou que as crianças, filhas de pais crentes, fizessem parte da sua Igreja visível, aqui no mundo. Está, portanto, claramente estabelecida a origem divina da inclusão dos pequeninos na Igreja de Deus. Veremos que esse direito das criancinhas nunca lhes foi cassado. Sendo, pois, as crianças membros infantis da Igreja, têm elas o direito ao sinal exterior e visível dessa preciosa realidade, que, na Antiga Dispensação, foi a circuncisão e na Nova, é o batismo. Prossigamos com as provas bíblicas da nossa tese.

O batismo é o rito da iniciação na Igreja Cristã, na dispensação da graça (At. 2:41). Ao que nos consta, são somente os Irmãos de Plymouth (darbistas), entre os cristãos evangélicos, os que contrariam esse conceito e não podiam deixar de o fazer, desde que não admitem a existência de uma Igreja terrena e visível, como essa que nós julgamos ter sido fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo e que continua até hoje, porque as portas do inferno não podem prevalecer contra ela. Lucas liga intimamente o batismo com a admissão das três mil pessoas que se converteram pela palavra de Pedro. Em Atos 2:41, relata-nos o escritor que foram batizadas e admitidas três mil pessoas e, logo em seguida, no versículo 42, refere-se à doutrina, à comunhão e ao partir do pão, que uniam os neo-conversos aos seus irmãos. Somos irresistivelmente levados a concluir que tinham sido admitidos à comunhão dos santos, isto é, à comunhão do povo de Deus, que constitui a sua Igreja visível, no mundo. Somente uma interpretação arbitrária poderia chegar a outra conclusão. Tomamos, pois, como provado que os neoconvertidos dos tempos apostólicos eram admitidos à comunhão da Igreja pelo rito do batismo.

O batismo no Novo Testamento é denominado a circuncisão de Cristo (Cl. 2:11, 12). Nessa passagem, tanto o batismo com a circuncisão devem ter um sentido espiritual. Referem-se à nova vida em Cristo. Dessa nova vida são símbolos o batismo com água e a circuncisão carnal. Esses dois ritos representam a mesma coisa, como teremos ocasião de provar mais detalhadamente. O batismo na Nova Dispensação significa tudo quanto significava a circuncisão na Velha. É justo, pois, concluir que a circuncisão foi substituída pelo batismo cristão.

Em nenhuma parte do Novo Testamento encontramos qualquer passagem que exclua as crianças da Igreja de Deus. Ora, sendo o batismo, na Nova Dispensação, o sinal de inclusão na Igreja, segue-se que os filhos dos crentes, hoje, não têm menos direito ao batismo do que tinham os filhos dos israelitas à circuncisão.

Pedro, no dia de Pentecoste, confirma o direito das crianças por nós defendido. Pregando o Evangelho a adultos capazes de compreender a sua mensagem e capazes de crer, disse-lhes ser necessário que se arrependessem e fossem batizados em nome de Jesus Cristo (At. 2:38). Não exigiu o arrependimento ou a fé por parte das crianças, incapazes do exercício desses atos; não obstante, as incluiu na lista dos beneficiados pelas bênçãos conferidas por meio das promessas de Deus ao seu povo. Dirigindo a palavra aos pais crentes, disse-lhes: “Para vós é a promessa e para vossos filhos, e para todos os que estão longe, a quantos chamar o Senhor nosso Deus” (At. 2:39).

A promessa a que Pedro se refere é, sem dúvida, aquela que foi feita ao povo de Deus por intermédio de Abraão e se estende a todos os que crêem (Rm. 4:11, 13 e 17). Nós, os crentes, somos a descendência espiritual de Abraão e os herdeiros das promessas que lhe foram feitas. É Paulo que no-lo diz: “Justamente como Abraão creu a Deus, e foi-lhe imputado para justiça; sabei, pois, que os que são da fé, esses são filhos de Abraão. A Escritura, prevendo que Deus justificaria os gentios pela fé, de antemão anunciou as boas novas a Abraão: ‘Em ti serão bem-aventuradas todas as nações’. Assim os que são da fé, são bem-aventurados com o fiel Abraão” (Gl. 3:6-9). Pedro afirmava a mesma verdade, quando dizia aos três mil batizados no dia de Pentecostes: “A promessa é para vós e para vossos filhos”.

Em Efésios 2:11-16, encontramos ainda outra declaração categórica de que nós, os gentios, fomos também incluídos na aliança da promessa feita aos da circuncisão:

“Portanto, lembrai-vos de que, outrora, vós, gentios na carne, chamados incircuncisão por aqueles que se intitulam circuncisos, na carne, por mãos humanas, naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo.”


“Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo.


Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade, aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz, e reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, por intermédio da cruz, destruindo por ela a inimizade.”

Ainda mais: outro escritor inspirado nos qualifica de “herdeiros da promessa” (Hb. 6:17). Se a promessa, e a aliança que Deus fez com o seu povo, é para nós e nossos filhos, estes estão incluídos entre os que constituem a Igreja de Deus e têm direito ao sinal visível desse privilégio.

Há quem afirme que Pedro se refere somente a filhos adultos de crentes em At. 2:39, mas assim não compreenderiam os ouvintes de Pedro, que eram judeus convertidos, pois eles sabiam que a promessa a que ele aludira era a mesma que Deus fizera a Abraão e aos seus descendentes e que, portanto, incluiria os filhos menores de todos os crentes nas promessas. Isaac, e muitos outros meninos de oito dias apenas, foram publicamente incorporados ao povo de Deus, pela circuncisão.

É significativo que Pedro mencione três classes de pessoas às quais se fez a promessa: (1) Vós; eram os adultos que ouviam a sua pregação, na maioria judeus e prosélitos do judaísmo, crentes na religião do povo de Deus. (2) Vossos filhos; isto é, os filhos dos adeptos da religião de Deus. (2) Todos os que estão longe, a quantos chamar o Senhor nosso Deus; isto é, os demais eleitos de Deus, judeus e gentios, que haviam de aceitar o Evangelho no futuro.

Os judeus, na Antiga Dispensação, já estavam acostumados a incluir os filhos na Igreja visível de Deus, pelo rito da circuncisão. Não podiam, portanto, interpretar as palavras de Pedro, senão de modo a incluir os filhinhos na Igreja visível da Nova Dispensação. Na Igreja, seriam incluídos os que ouviam e criam no Evangelho, os seus filhos e todos os demais eleitos que viessem a ser chamados por Deus para fazer parte do seu povo.

Os filhos de cristãos no Novo Testamento são chamados  santos, mesmo quando somente um dos pais é crente. O apóstolo Paulo declara: “O marido incrédulo é santificado na mulher, e a mulher incrédula é santificada no irmão; de outra maneira os vossos filhos seriam imundos, mas agora são santos” (1Co. 7:14). São santificados os filhos em virtude da fé professada pelos pais. Para Paulo, santos são os próprios membros da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele escreveu várias cartas dirigidas aos  santos, que eram membros de diversas igrejas (1Co. 1:2; Rm. 1:7; Ef. 1:1; Fp. 1:1). Concluímos que as crianças, santos, filhos de crentes, são membros da igreja e, por isso mesmo, devem ser batizados.

Até aqui, temos demonstrado, à luz das Escrituras, que o próprio Deus determinou fossem as crianças incluídas na sua Igreja visível, desde o tempo de Abraão, e que essa determinação divina não foi revogada, na Nova Dispensação, mas antes, confirmada pelos claros ensinos dos apóstolos Pedro e Paulo. E, sendo as crianças, por determinação divina, membros da Igreja de Deus, devem também receber o sinal visível desse fato auspicioso, o santo batismo instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo (Mt. 28:19).


Por Philippe Landes, via: monergismo. net.br; adaptação para o blog: rev. Ronaldo P Mendes. 

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Evangelizando as Testemunhas de Jeová: O Espírito Santo- Parte 2

Segundo a Liderança TJ, o Espírito muitas vezes é derramado, batiza-se nele e ele enche pessoas, fato esse que provaria que ele não é uma pessoa. Então pergunte ao TJ:
Se dizer “batizado com Espírito” prova que Ele não é uma pessoa, então o que dizer de I Cor 10:2 e Gálatas 3:27? Moisés e Jesus não seriam pessoas ?
Pode ser que o TJ tente ainda destacar os dizeres de seus Líderes. Mas essa comparação usando a Bíblia, onde pessoas são usadas como símbolos de coisas, colocará o TJ em dificuldades. Argumente com ele que se nesse caso, Moisés e Jesus não deixam de ser pessoas, por que o Espírito Santo não seria?

Outra erro da Liderança TJ é que, o Espírito Santo não foi visto em muitas visões celestiais, então ele não pode ser uma terceira pessoa da Divindade. Muito pode ser dito sobre essa argumentação. Pergunte:
Se por Estevão não ver o Espírito Santo no céu prova que ele não é uma pessoa Divina, então onde estava o Filho na visão de Ezequiel capitulo 1?
O argumento dos Líderes TJs aqui é sem sentido, por vários motivos. Primeiro que, não aparecer nessas visões não significa que Ele não exista. Segundo, eles precisam provar qual é o motivo que Ele precisa aparecer nessas visões para que só assim ele é uma pessoa Divina. Terceiro, que no livro de Apocalipse Jesus é visto no céu como um cordeiro de chifres e o Espírito Santo em seu ministério sétuplo. As figuras são suficientes, dentro do propósito do livro, mostrar as realidades celestiais. O argumento do silêncio é gratuito, e como tal, pode ser descartado.

Pergunte: "Ananias e Safira , mentiram para quem ? É possível mentir para ‘algo’ que não seja pessoal?"
Quanto trabalho os Líderes TJs devem ter para sustentar essa mentira. Mas, mais uma vez o malabarismo de textos bíblcos é aplicado. Eles dizem que o espírito é de Deus, vindo Dele, então foi ao final das contas a Deus que eles mentiram.
Como algo pode representar ativamente alguém? Sei que varias coisas inanimadas representam a Deus. Batismo, Santa Ceia e a própria Bíblia. Mas a forma que desonramos e honramos essas coisas são por sí mesmas reveladas. Elas representam algo. Não é possível relacionarmos com essas coisas de forma ativa, mas apenas representativas. Outro motivo que mostra que a comparação é insuficiente, é que a mentira por sí exige uma 'vítima'. Não é possível mentir para algo porque a mentira só é emitida para pessoas. Mentir é omitir a verdade para alguém que quer saber, ou que tenha direito de saber, a verdade.
Sendo o Espírito Santo uma pessoa, tal como era Pedro (o representante do Espírito naquele momento), foi ofendido pela mentira.
Argumente ainda: Leia Romanos 15.30. Uma força ama? Como? Não se esqueça de ler esse texto com o TJ. Ele não poderá demonstrar como algo ama, especialmente quando outras pessoas são citadas no mesmo versículo.
Continua...
 

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Curso Teológico em Monteiro-PB.


 Estamos reativando o curso do CEIBEL em Monteiro, com uma novidade tira duvidas, online e no endereço: Rua Givonaldo Cavalcante, 351, ou pelo telefone 83 96790574, ainda se desejar, envie mensagem cristaoreformado@gmail.com. Missionário Veronilton Paz

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM ATOS 9.31

TEXTO: ATOS 9.31 “A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judeia, Galileia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, ...