segunda-feira, 29 de abril de 2013

ESBOÇO DO SERMÃO EVANGELÍSTICO DO MISSº VERONILTON PAZ (CASA DA IRMÃ LUZINETE) NO POVOADO SERROTE

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: LUCAS 23.39-43

INTRODUÇÃO:
Geralmente o mundo é dividido em dois grupos: Ricos e pobres, patrão e empregado, situação e oposição. O texto apresenta os últimos momentos da vida de Jesus, quando Ele decide morrer pelos nossos pecados, este texto está presente nos evangelhos sinóticos Mateus (Mt 27.44) e Marcos (Mc 15.32), Mateus e Marcos narram o momento em que os dois malfeitores zombavam Dele e o insultavam, mas Lucas narra a continuação dos insultos de um e o arrependimento do outro, ou seja, houve um momento em que o Espírito Santo tocou em um dos malfeitores e agora ele passa a reconhecer a pessoa de Jesus como Rei quando disse “quando vieres no teu reino”, reconhece que Jesus era o que poderia salvá-lo e libertar do pecado.

TEMA: A HUMANIDADE DIVIDIDA EM DOIS TIPOS DE PESSOAS

1. O PRIMEIRO TIPO DE PESSOA QUER SE MANTER DISTANTE DE JESUS. V.39

1.1 Esse tipo de Pessoa blasfema de Cristo. V.39a
Então um dos malfeitores que estavam pendurados, blasfemava dele [...]”.

1.2 Esse Tipo de pessoa quer a salvação sem passar pela cruz. V.39b
[...] dizendo: Não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós”.

2. O SEGUNDO TIPO DE PESSOA QUER MANTER APROXIMAÇÃO DE JESUS. V.40-42

2.1 Este tipo reconhece o seu próprio pecado. V.40, 41
[40] Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Nem ao menos temes a Deus, estando na mesma condenação? [41] E nós, na verdade, com justiça; porque recebemos o que os nossos feitos merecem; mas este nenhum mal fez”.

2.2 Este tipo de pessoa confia em Jesus para a salvação. V.42
Então disse: Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino”.

3. SOMENTE O TIPO DE PESSOA QUE QUER APROXIMAÇÃO DE JESUS RECEBERÁ UM LUGAR NO PARAÍSO. V.43

3.1 A vitória definitiva será no paraíso, mas ela é recebida hoje. V.43a
Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso”.

3.2 A vitória definitiva será vivermos para sempre com Jesus. V.43b
[...] estarás comigo no paraíso”.

CONCLUSÃO:
Vimos nesta mensagem que diante da cruz de Cristo havia ali dois tipos de pessoas, um destes queria ficar distante de Jesus, o outro queria aproximação de Jesus e, somente terá lugar no paraíso o grupo que desejar manter aproximação de Jesus. Em qual grupo estamos nós? De que lado você está?

APLICAÇÃO:

Música: Nc 205 (Wm. L. Thompson)

Manso e Suave
Manso e suave! Eis Jesus nos chamando
Chama por ti e por mim.
Eis que Ele às portas espera velando
Vela por ti e por mim!

Vem já! Vem já! Alma cansada, vem já!
Manso e suave Jesus convidando,
Chama: Ó pecador, vem”

Com paciência, Ele está esperando
Hoje por ti e por mim.
Oh! Não desprezes a quem, convidando,
Convida a ti e a mim!

O tempo corre! As horas passando,
Passam por ti e por mim!
Transes de morte, por fim, vão chegando
Chegam a ti e a mim

Oh! Quanto amor que Jesus nos tem dado
Dado a ti e a mim!
Eis que foi morto, foi crucificado
Morto por ti e por mim!

Desafio: 
Convite de vida eterna para todos os presente.

Oração: 
Oração de entrega pelos amigo (a)s presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM ATOS 9.31

TEXTO: ATOS 9.31 “A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judeia, Galileia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, ...