quarta-feira, 9 de agosto de 2023

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM ATOS 9.31

TEXTO: ATOS 9.31

“A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judeia, Galileia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número”.

INTRODUÇÃO

A Igreja de Cristo foi fundada com uma missão, viver para a glória de Deus (Adoração) e promover a glória de Deus (Evangelização), mas algo que a Bíblia fala é que Deus age dentro dela. Continuando a série de estudos sobre algumas características sobre a igreja, isto faremos tendo como base o tema exposto a seguir.

TEMA: AS CARACTERÍSTICAS DA IGREJA MISSIONÁRIA (PARTE II)

1. DEUS TRAZ PAZ PARA A IGREJA. V.31

1.1 A Igreja precisa levar as pessoas a ter paz com Deus. Mt 5.9

“Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus”. I. Levar as pessoas a ter paz com Deus é motivo de felicidade intensa (v.9). II. Deus nos chama para sermos seus filhos e ter paz com Ele (v.9; Jo 1.12; Mc 16.15). III. Somente quem é filho de Deus pode levar outras pessoas a ter paz com Deus (v.9). A paz de Deus na igreja deve levar ela a transmitir essa paz às outras pessoas!

1.2 A igreja precisa levar as pessoas a ter paz consigo mesmo. Fp 4.7

“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus”. I. A Paz de Deus que recebemos de Deus não é compreensível pela lógica huma (v.7). II. A paz que recebemos de Deus fará que nosso interior fique guardado do mal (v.7). III. A paz que recebemos de Deus é somente por meio de Jesus Cristo (v.7). A paz de Deus deve nos levar a ter paz interior!

1.3 A igreja precisa levar as pessoas a ter paz com o próximo. Mc 9.50

“Bom é o sal; mas, se o sal vier a tornar-se insípido,como lhe restaurar o sabor? Tende sal em vós mesmos e paz uns com os outros”. I. Precisamos ter paz com os outros no que depender de nós: se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens” (Rm 12.18). II. Precisamos ter paz uns com outros, pois isto é questão de sobrevivência: “Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede que não sejais mutuamente destruídos” (Gl 5.15). III. Precisamos ter paz uns com os outros, pois é ordem de Deus (Mc 9.50). A paz de Deus deve nos fazer ter paz com as outras pessoas1

2. DEUS TRAZ EDIFICAÇÃO PARA A IGREJA. V.31

2.1 A edificação da igreja se dá pela pregação da Escritura. Rm 15.20

“Esforçando-me, deste modo, por pregar o evangelho, não onde Cristo já fora anunciado, para não edificar sobre fundamento alheio”. I. Devemos nos esforçar para pregar o evangelho (v.20). II. Devemos pregar buscando alcançar os perdidos para Cristo (v.20). III. Devemos ao pregar evitar de fazer proselitismo (v.20). IV. A pregação edifica perdidos para salvação e os salvos para transformação (v.20). A edificação se dá pela pregação das Escrituras!

2.2 A edificação da Igreja se dá de forma mútua. I Ts 5.11

“Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo”. I. Edificação mútua nos traz consolação mútua (v.11). II. Edificação mútua traz ação mútua favorável uns aos outros (v.11). III. Edificação mútua porque somos igreja, uns ajudam os outros no crescimento. Os crentes devem se edificar uns aos outros! Temos feito isso!

2.3 A edificação da igreja se dá pela oração. Jd 1.20

“Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo”. I. A oração ajuda a nossa fé ser edificada (v.20). II. A oração edifica a fé em santidade (v.20). III. A oração edifica a nossa fé por causa do auxílio do Espírito Santo (v.20). A oração edifica, quando oramos uns pelos outros, estamos edificando-nos no Espírito Santo! Você tem orado por seu irmão!

3. DEUS TRAZ A A CAMINHADA PARA A IGREJA. V.31

3.1 A caminhada da igreja depende de uma entrega ao Senhor. Sl 37.5

Entrega o teu caminho ao Senhor , confia nele, e o mais ele fará. I. Devemos fazer uma entrega total ao Senhor (v.5). II. Devemos fazer uma entrega confiante ao Senhor (v.5). III. Devemos fazer uma entrega e esperar o agir de Deus (v.5). Para caminhar com Cristo devemos entregar nossa vida Ele por completo. Você já entregou sua vida a Cristo? Já tem certeza de sua salvação? Se sua resposta é negativa, renda-se a Cristo hoje e inicie essa camimhada maravilhosa com o Senhor Jesus!

3.2 A caminhada da igreja precisa ser numa vida de santidade. Sl 77.13

O teu caminho, ó Deus, é de santidade. Que deus é tão grande como o nosso Deus? I. Para caminhar com Deus, precisamos viver em santidade (v.13). II. O caminho de Deus é o melhor, pois não há ninguém igual a Ele (v.13). Caminhe com Deus de maneira santa, somente assim nosso alvo é o céu!

3.3 A caminhada da Igreja precisa ser orientada pelo próprio Deus. Is 30.21

Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele. I. Os cristãos estão sendo sempre tentados a desviar do foco (v.21). II. Os cristãos ouvem sempre a voz de Deus lhe convidando para continuar no caminho (v.21). III. Os cristãos ouvem o Espírito falar com eles pela Palavra. Deus nos orienta durante a caminhada, seu Espírito fala conosco para não desviarmos do caminho!

4. DEUS TRAZ CRESCIMENTO NUMÉRICO PARA A IGREJA. V.31

4.1 O crescimento da Igreja vem de Deus. I Co 3.6

“Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus”. I. Os cristãos possuem a responsabilidade de plantar a Palavra nos corações (v.6). II. Os cristaos, são apenas instrumentos, Deus que faz a obra crescer (v.6). Deus fa a Igreja crescer também em número, nós pregamos e vivemos o evangelho e Deus é quem traz os salvos à Igreja!

4.2 O crescimento da igreja se dá pela pregação da Palavra. At 6.7

“Crescia a palavra de Deus, e, em Jerusalém, se multiplicava o número dos discípulos; também muitíssimos sacerdotes obedeciam à fé”. I. A pregação da Palavra e se espalhou (v.7). II. A pregação da Palavra aumenta o número dos discípulos (v.7). III. A pregação alcançou religiosos que chegaram à verdadeira fé (v.7). A pregação fiel das Escrituras traz pessoas à comunidade cristã, leva pessoas à conversão!

4.3 O crescimento da igreja se dá pelo agir do Espírito Santo. At 9.31

“A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judeia, Galileia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número”. I. A igreja cresceu e se espalhou nas regiões: Judeia, Galileia e Samaria (v.31). II. A igreja também cresceu espiritualmente (v.31). III. A igreja cresceu também quantitativamente (v.31). IV. Todo crescimento da igreja é obra do Espírito Santo (v.31). O Espírito age na pregação, fazendo a Igreja crescer. Peçamos ao Espírito Santo, o crescimento da Igreja!

CONCLUSÃO

Deus atua na Igreja Missionária trazendo paz, edificação, caminhada com Deus e crescimento numérico para a Igreja. A Igreja precisa ter pa dentro e fora, ser edificada pela pregação das Escrituras, viver a caminhada com Deus, a Igreja precisa experimentar o crescimento numérico, então aquela história que o importante é qualidade e não quantidade é balela, se tem qualidade haverá quantidade. Pregue o evangelho e a igreja crescerá naturalmente!

AUTOR: Pastor Veronilton Paz da Silva

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM ATOS 9.31

TEXTO: ATOS 9.31 “A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judeia, Galileia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, ...