Por Clóvis Gonçalves
"Suas
ações não lhes permitem voltar para o seu Deus. Um espírito de
prostituição está no coração deles; não reconhecem o Senhor”. Os 5:4
As
duras palavras ditas por Deus através do profeta era dirigida aos
religiosos, ao povo em geral e à família real, sem deixar ninguém de
fora: “Ouçam isto, sacerdotes! Atenção, israelitas! Escute, ó família real! Esta sentença é contra vocês” (Os 5:1). As terríveis consequências da Queda não desviam de nenhum filho de Adão. “Todos pecaram e separados estão da glória de Deus” (Rm
3:23). Mas o texto nos mostra que o problema com o pecado não é apenas
sua extensão, atingindo a todos os homens, mas também a profundidade
em que penetra em cada ser humano, afetando todas as suas faculdades.
As obras impedem de voltar para Deus, Is 59:2
O
proceder do homem natural é corrompido de tal forma que ele só faz
pecar e pecar. Nem mesmo uma reforma exterior ele pode apresentar de
forma consistente, pois “suas ações não lhes permitem voltar para o seu Deus”
(Os 5:4a). A prática do pecado se torna um hábito tão natural que o
homem quase nunca percebe que sua natureza está dominada pelo pecado.
Não raro as pessoas consideram seus pecados como sendo falhas
desculpáveis, e as vezes os defendem como uma virtude. Na verdade, estão
tão acostumados aos seus pecados quanto se acostumaram à cor da pele. “Será
que o etíope pode mudar a sua pele? Ou o leopardo as suas pintas?
Assim também vocês são incapazes de fazer o bem, vocês que estão
acostumados a praticar o mal” Jr 13:23.
Contrariando
os profetas citados, os homens acreditam que é tudo uma questão de
escolha, que basta ao homem preferir o bem que é capaz de fazê-lo.
Chamam a essa capacidade de livre-arbítrio. Porém, a Escritura não
oferece nenhum respaldo a essa filosofia humanista, quando diz que “todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer”
(Rm 3:12). Isto é corroborado pela observação e a experiência de cada
um, que não consegue encontrar um só homem na história que tenha
superado sua inclinação para o mal e vivido sem pecar. E quando olhamos
para nós, temos que confessar que o “porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse faço” (Rm 7:19).
O coração é dominado pelo pecado, Mc 7:21-23
Num nível mais profundo, o pecado domina o coração das pessoas, “um espírito de prostituição está no coração deles” (Os 5:4b), diz o mensageiro do Senhor. No Gênesis o diagnóstico divino sobre o coração humano era de que “toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente” (Gn 6:5) e que tal condição não exclui nem as crianças, pois “a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice” (Gn 8:21). As palavras de Salomão sobre o ímpio de que “há no seu coração perversidade, todo o tempo maquina mal” (Pv 6:14) não se aplica apenas a Hitler e a quem esquarteja namoradas, mas também a pais de famílias honestos, pois “enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso” (Jr 17:9).
Não é o homem que determina como seu coração deve ser, mas o coração é que determina como o homem é, “porque, como imaginou no seu coração, assim é ele”
(Pv 23:7). Um homem sempre procederá de acordo com a natureza de seu
coração. Se este for endurecido e mau, então tal pessoa resistirá ao
Espírito e procederá de forma contrária à lei de Deus. Por isso que as
pessoas dos dias de Oséias não podiam voltar para Deus, pois seus
coração estavam dominados por um espírito de prostituição e dominavam o
comportamento deles. E é por isso que o homem moderno não pode
converter-se a Deus, pois a natureza de seu coração é má e o incapacita
para o bem.
O pecado cega o entendimento, 1Co 2:14
O pecado afeta também a mente do homem, cegando-o para as coisas de Deus. “Ora,
o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe
são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem
espiritualmente” (1Co 2:14). Ao invés de se voltar para Deus “o povo que não tem entendimento corre para a sua perdição” (Os 4:14), ainda mais que “por
haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a
uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas
inconvenientes” (Rm 1:28). Outro profeta descreve a cegueira do povo como sendo pior que a dos animais, pois “o boi conhece o seu possuidor, e o jumento, o dono da sua manjedoura; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende” (Is 1:3).
Como “tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas” (Tt 1:5), não são capazes de compreender a mensagem do evangelho. Precisam, antes, ter “iluminados
os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu
chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos” (Ef 1:18), do contrário sua mente irá das trevas presente para as trevas exteriores, sem conhecer a luz do Senhor.
Conclusão
O
livre-arbítrio como capacidade do homem se voltar para Deus é uma
mentira de Satanás, que assim perverte o evangelho, levando homens a
torná-lo persuasivo a defuntos. Pois os pecadores não experimentam outra
realidade senão o pecar, tornando a rebelião a Deus um hábito que não
podem mudar. Além disso, seu coração que determina suas ações é fonte
de toda sorte de males, sendo enganoso e perverso, portanto
desinclinado às coisas de Deus. E sua mente é corrompida de tal forma
pelo pecado que o evangelho lhe parece loucura indigna de crédito, só
aceitando naturalmente se a mensagem for modificada de tal maneira que
não se pareça em nada com o evangelho da glória de Deus. Diante disso,
eles até “voltam, mas não para o Altíssimo” (Os 7:16). Igrejas lotam, mas corações continuam vazios de Deus, ocupados somente com a prostituição espiritual “porque um espírito de prostituição os enganou, eles, prostituindo-se, abandonaram o seu Deus” (Os 4:12).
Soli Deo Gloria
Fonte:5 Calvinistas
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