sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Mensagem do Missionário Veronilton Paz na Conclusão da 1ª Turma Concluinte do 9º ano da EMEF Profª Adalice Remígio Gomes


Texto: Carta de Tiago 1.17
“Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança”.

INTRODUÇÃO:
     Há uma estória nos contos de Walt Disney sobre um lenhador, este homem desde jovem vivia levando feixes enormes de lenha, com os quais abastecia sua casa e vendia para outras pessoas, sustentando assim sua família, mas vivia a reclamar por precisar carregar lenha todos os dias. Um dia ele envelheceu, tentando levantar o feixe de lenha não conseguiu, pois seu físico já não era o mesmo, ele esbravejou dizendo: - Eu sempre carreguei vários feixes de lenha e agora nem um só consigo levantar. Ficou triste e gritou: - Ó morte, vem me levar. A morte de repente achegou-se e respondeu: - Eu vim te buscar, pois tu me chamaste. O velho lenhador disse atordoado: - Não! Não me leve, eu só te chamei para me ajudar a levantar o feixe de lenha. Moral da estória: Na vida podemos passar por revezes, mas mesmo com lutas e dissabores, existem coisas boas para agradecermos a Deus, aos amigos, familiares, professores, o velho lenhador aprendeu esta lição, e passou a realizar seu trabalho feliz, levando meio feixe de lenha, agradecendo pelas coisas boas que a vida lhe proporcionava. Neste versículo lido o apostolo Tiago está dizendo que mesmo com o esforço humano que precisa haver sem dúvida alguma, mas nada o homem consegue sem a ajuda de Deus, todas as vitórias alcançadas tem a benção deste Deus maravilhoso, Ele nos concede muitas coisas boas.

TEMA: LEMBRE SEMPRE DAS COISAS BOAS DA VIDA

1.      EXPERIMENTAMOS COISAS BOAS NA NOSSA VIDA. V.17a
“Toda boa dádiva e todo dom perfeito, são lá do alto [...]”
      A vida tem muitas lutas, tribulações, angústias, momentos que gostaríamos de procurar um buraco para nos escondermos, afinal somos “gente de carne e dente e nariz para frente”, passamos por momentos decepcionantes, como diz o cantor Armando Filho: “Esta vida revela momentos de dores sentir”, talvez como aluno você passou por instante de pensar em desistir nas horas de notas ruins, saúde frágil, problemas familiares, o professor que exigia demais, mas imagine que coisas boas lhe aconteceram como seu bairro ter uma escola com professores preparados, e bem equipada para bem lhes receber, imagine o esforço que seus pais fazem para você tenha o que eles não tiveram. Isto são coisas boas ou não? Alguém disse que no mutirão deveria ser construído um presídio e não uma escola, mas como prova inequívoca de que no mutirão deveria ser construída uma escola está aqui a primeira turma concluinte da EMEF Adalice Remígio Gomes do Mutirão.
Na vida temos muitas oportunidades como: Fazer amigos, moldarmos nosso caráter, buscar ser uma pessoa melhor a cada dia, e termos o conhecimento da vida e para a vida através da educação. Imagine o Japão na época em que foram bombardeadas as cidades de Hiroshima e nagazak que ficaram reduzidas a cinzas, mas por meio da educação o Japão levantou-se e hoje é uma dos países mais sofisticados na área tecnológica. Olhem para as coisas que valem a pena, deixe para trás aquilo que não te acrescenta melhorias. Foque aquilo que te faz crescer e siga avante, que o mundo está de portas abertas e com chances reais para você. Como diz o ditado: “Vamos para Frente que atrás vem gente”. Fuja dos falsos amigos que tentam te levar para o mundo das drogas, pois a droga é uma droga! Não serve para você
  
2.      TODAS AS COISAS BOAS QUE EXPERIMENTAMOS NA VIDA VÊM DE DEUS. V.17b
“[...] Descendo do Pai das luzes [...]”
     Ainda neste pequeno versículo verificamos que além de sabermos que coisas boas acontecem na nossa vida, que estas acontecem por causa da bondade de Deus, Deus dá-nos inteligência para passarmos nas provas, nos dá companheirismo para formamos grupos de estudos e ajudarmos colegas que têm alguma dificuldade em alguma matéria. Não é nossa força que nos dá a vitória, mas a misericórdia de Deus em nossa vida. Ele tem feito tanto por nós, e nós o que temos feito por Ele? Quantas vezes paramos para o ouvir falar conosco pela sua Palavra? Quando me refiro a ouvir Deus falar não estou falando sobre ser religioso, pois muitas vezes somos levados a confundir Deus com religião, mas Ele está acima de toda e qualquer religião. Estou falando em conhecê-lo pessoalmente. Deus vai continuar dando-nos coisas boas, mas precisamos saber usá-las, o carro, a casa, a escola, professores, pai, mãe, foi Deus que nos deu, mas precisamos zelar por cada uma delas. Segundo entendemos como cristãos o trabalho é uma vocação (chamado), o meio que Deus usa para descobrirmos este chamado chama-se educação que um dos significados no grego é florescer. Deus nos dá as ferramentas para o trabalho, cabe a nós somente usá-las, ele é o patrão e nós seus administradores, precisamos administrar bem as coisas que Deus nos deu.

3.      DEUS FAZ COISAS BOAS ACONTECEREM NA NOSSA VIDA PORQUE ELE É PERFEITO. V.17c
“[...] Pai das luzes, em quem não há variação nem sombra de mudança”.
Ainda vemos que Deus é totalmente perfeito, Ele não necessita mudar, pois já é perfeito em todas as suas ações, tudo que Deus planeja acontece conforme Ele planejou, disse Jó quando perdeu tudo: “Bem sei que tudo podes e nenhum dos teus planos pode ser frustrados” (Jó 42.2). Alunos concluintes vocês podem sonhar, se os seus sonhos forem os sonhos de Deus, eles se realizarão, um exemplo disso foi José do Egito (Gn 37 – 50), ele sonhou que governaria sobre seus irmãos, eles com inveja venderam ele para o Egito como escravo, naquele país estranho ele foi servir na Casa do Potifar e tudo que José fazia dava certo, pois Deus estava com ele, a mulher de Potifar tentou ter relações com ele, o mesmo não quis e correu, ela disse ao marido que José tentou violentá-la, o servo de Deus foi para prisão injustamente, na prisão Deus estava o ajudando e o mesmo interpretou os sonhos de um copeiro e outro padeiro real e assim sucedeu-se, Faraó teve um sonho perturbado de sete espigas gordas e sete vacas gordas e outras sete espigas magras e sete vacas magras, chamaram José e ele interpretou como sete anos de fartura e outros sete anos de fome e assim aconteceu, Faraó fez dele Governador do Egito, com a fome seus irmãos foram comprar alimento no Egito e José se fez conhecer a eles, os mesmos foram morar no Egito com seu Pai Israel e passaram a ser governados por José como no sonho inicial de José, pois os sonhos de Deus se realizam. Sonhe os sonhos de Deus, pois os planos do Senhor vão se cumprir na sua vida. Eu tinha alguns sonhos como: Ter casa própria, um casamento, fazer bacharel em teologia e um curso superior na área de humanas, entreguei a Deus, passaram os anos e hoje tenho minha casa própria, sou bacharel em teologia e hoje com trinta e sete estou aprovado para o 5º período de letras – Português na UEPB, creio que Deus vai realizar meu sonho de concluir este curso, pois entreguei ao Senhor para no tempo Dele acontecer. Concluintes da Escola Adalice, não desistam, não parem, não desanimem; pois Deus não lhes conduziu até aqui para ficarem no meio do Caminho.

CONCLUSÃO:
Lembre sempre das coisas boas da vida: Estas coisas podem ser experimentadas na sua vida; As coisas boas da vida vêm de Deus e; Todas as coisas boas que Deus nos faz acontecer é porque Ele é perfeito, você pode chegar longe se você sonhar os sonhos de Deus. 

APLICAÇÃO:
Deus nos dê graça para conseguimos vencer todos os obstáculos que surgirem em nosso caminho, quero abençoar os concluintes com esta bençao: Que o Senhor esteja a tua frente para vencer todas as barreiras que surgirem no teu caminhar; que Ele esteja ao teu lado para te amparar na hora que as lutas tentarem te derrubar; que o Soberano do céu esteja por trás de ti para te livrar dos homens maus e traidores; que o Sublime redentor da humanidade esteja acima de ti para te proteger das flechas afiadas contra sua vida; que o Amável Salvador esteja dentro de ti para te consolar na hora da angústia. Te abençoe Deus Pai, Deus Filho e Deus Espirito Santo. Amém! 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
GENEBRA, Bíblia de Estudo. 2ª Edição Ampliada. Campinas-SP: Editora Cultura Cristã, 2010.
CALVINO, João. A Instituição da Religião Cristã. Campinas-SP: Editora Cultura Cristã, 1990.
GEORGE, Sherron K. A Educação Cristã. 5ª Ed. Patrocínio-MG: CEIBEL, 1990.

Veronilton Paz da Silva é bacharel em teologia (ITG Belo Jardim-PE), formação de evangelista/missionário pelo CEIBEL (Instituto Bíblico Eduardo lane, Patrocínio - MG) e CPO/IBN (Curso de Preparação de obreiros do Instituto Bíblico do norte, Garanhuns – PE), atualmente está no 5º período de Letras – Língua Portuguesa na UEPB (Universidade Estadual da Paraíba, Campus VI, Monteiro-PB). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM ATOS 9.31

TEXTO: ATOS 9.31 “A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judeia, Galileia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, ...