quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Sermão Dominical do Missº Veronilton Paz (Sítio Serrote)

TEXTO: I JOÃO 5.1-5

EXÓRDIO:
A fé bíblica é conhecida como fé cristã, fé evangélica, fé dos mártires e fé universal, teologicamente chama-se de fé salvadora, ou seja, a entrega confiante em Cristo para salvação, Cristo é suficiente para a salvação do pecador, mas salva somente os pecadores que arrependidos se entregam a Ele, ainda existe a fé doutrinária que se define como o corpo de doutrinas apostólicas essenciais para os seguidores de Jesus em todas as épocas. Doutrina vem do grego Didaquê, e significa professar, ensinar, daí vem o nome professor, ou seja, alguém que preparava pessoas para professar e defender uma doutrina ou ensino.

NARRAÇÃO:
Esta carta foi escrita pelo apóstolo João, que também escreveu o evangelho de mesmo nome e ainda mais duas cartas para uma congregação pastoreada pelo mesmo e o livro da revelação (Apocalipse). O local onde foi escrita possivelmente e muito bem provável teria sido na cidade de Éfeso, com o propósito de combater a heresia gnóstica, um perigoso ensino que negava a encarnação de Cristo e dizia que “o espírito seria bom e a carne má”, os cristão poderiam amar a Deus sem importar o que praticassem por meio do corpo, afinal de contas a carne é má mesmo! O apóstolo do amor nega isso mostrando a necessidade da obediência, amor ao próximo e crença em Jesus como filho de Deus, que o tornava igual a Deus (João 5.18). Vamos trabalhar um pouco do assunto fé bíblica sob o tema proposto abaixo:

TEMA: CARACTERÍSTICAS DA FÉ VERDADEIRAMENTE BÍBLICA

  1. É PRATICADA POR ALGUÉM QUE AMA DE VERDADE. V.1-3

    1. Só ama de verdade quem é nascido de Deus. V.1a
Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é o nascido de Deus [...]”.

    1. O Objeto do nosso amor é Deus e o próximo. V.1b-2
[...] e todo aquele que ama ao que o gerou, ama também ao que dele é nascido”.
Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, se amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos”.

    1. Só amamos a Deus se obedecemos os seus mandamentos. V.3
Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos”.

  1. A FÉ VERDADEIRAMENTE BÍBLICA É VITORIOSA. V.4-5

    1. Esta fé vence o mundo e suas ofertas. V.4
Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé”.

    1. Só tem esta fé vitoriosa aquele que crê verdadeiramente em Cristo. V.5
Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?”

CONCLUSÃO:
Ao meditarmos nesta mensagem me veio uma preocupação muito grande e ficou a pergunta martelando na minha mente: Será que eu estou vivendo a fé bíblica como deveria? Orei ao Senhor que me falou pelo seu Espírito: Clama a Mim e te responderei (Jr 33.3), ao clamar me veio a resposta: Eu preciso vivenciar mais intensamente a fé bíblica. Se nós queremos vivenciar mais a fé apostólica, precisamos fazer cair as máscaras da religiosidade, e fazer como Jacó fez, disse meu nome é Jacó (enganador, trapaceiro, mentiroso), não digamos que somos os melhores, faça como Paulo que disse ser o principal dos pecadores e o menor dos apóstolos. Nesta passagem das Santas Escrituras vimos e ouvimos que a fé verdadeiramente bíblica tem algumas características que são: Só é praticada por alguem que ama de verdade, mas só ama de verdade quem é nascido de Deus, nosso amor não deve ser dirigido somente a Deus mas ao próximo, só amamos se obedecermos os mandamentos do Senhor; ainda vimos que a fé bíblica é vitoriosa, vence o mundo e suas ofertas, mas só possui esta fé vitoriosa aquele que crê verdadeiramente em Cristo. Temos de fato esta fé bíblica vitoriosa em nós? Se há dúvida, precisa ser retirada, pois a dúvida traz condenação (Romanos 14.23).Creia somente!

APLICAÇÃO:
Hino NC 93
Desafio: Viver a Fé cristã intensamente
Oração: Crescimento na Fé dos crentes e surgimento da fé nos que ainda não são.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM ATOS 9.31

TEXTO: ATOS 9.31 “A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judeia, Galileia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, ...